top of page
Buscar
Admin

Rolezinho em Picada Café- Parte 1

Atualizado: 20 de fev. de 2021

Por: Luís Antonio Soares.

Fotos de acervo próprio do Blog e fotos disponíveis no site oficial da Prefeitura Municipal de Picada Café.

Em tempos de crise e orçamento apertado, muitas vezes acabamos por relegar a segundo plano o nosso espírito aventureiro, deixando de realizar nossos passeios e "rolezinhos" de final de semana, para desviar das despesas extras, uma vez que na maior parte das opções temos que arcar com gastos como, ingressos, estacionamento e lanches entre outros.


Pensando nisso nós do blog "O GUIA DOS MOCHILEIROS" separamos para vocês um roteiro alternativo, para que possam curtir o final de semana gastando quase nada, e apreciando uma cidade muito aconchegante. Localizado na encosta da Serra Gaúcha, o município de Picada Café o municio que fazia parte da antiga Colônia de São Leopoldo colonizada por alemães no final do século XIX; é dotado de uma exuberante geografia montanhosa, com cascatas, riachos e mata nativa entre outras belezas naturais da região serrana, sem contar é claro as construções típicas da região, que suscitam um ar de aconchego e nostalgia que envolve os visitantes. Que tal dar uma escapadinha para Picada Café?


Contemplando a Beleza local, no Mirante Edgar Michaelsen (Visão Privilegiada).

Foto de acervo próprio do Blog, Visita, janeiro de 2020.

Além do charme e aconchego do centro de Picada Café, com seus deliciosos cafés colônias, temos opções alternativas para um lanche "memorável" e econômico , como por exemplo a possibilidade de realizar um piquenique em família, ou em casal no Mirante Edgar Michaelsen.

Foto retirada do site da Prefeitura de Picada Café:












São 356 metros de altitude, que proporcionam uma visão incrível de Picada Café. Porém fica a dica melhor ir de carro e desligar o ar-condicionado ao subir, já que a subida é íngreme, mas que vale MUITO a pena, por proporcionar uma INCRÍVEL VISÃO PANORÂMICA , que nos permite observar lá do alto grande parte da cidade.

Visão panorâmica de Picada Café. Fonte: acervo próprio do Blog, Visita, janeiro de 2020.

"Em meio a natureza, exibe uma belíssima paisagem: serras verdejantes para todos os lados e lá embaixo o vale, a pequena e singela Picada Café."

(Frase retirada do site oficial da Prefeitura Municipal de Picada Café.)



Visão panorâmica, noturna de Picada Café. Fonte: acervo próprio do Blog, Visita, janeiro de 2020.

Gostaram da vista? Estão a fim de escapar do caos urbano? Então facilitamos pra vocês, deixamos aqui em baixo o endereço, agora é só juntar as coisas, preparar a cesta de pick nick, o chima e partir para se maravilhar.


Endereço:

Endereço: Rua Balduino Klein, nº 5011 – Quatro Cantos

Número para Informações disponibilizado Pela Prefeitura Municipal : (54) 3285 2147.


Para todos os mochileiros e mochileiras que decidirem dar um pulinho até Picada Café, nós desejamos à todos vocês um ótimo passeio e momentos, repletos de memórias para compartilhar com os amigos e a família.


Conheça um pouco sobre a História de Picada Café...



A região de Picada Café começou a ser ocupada por famílias de imigrantes alemães, após a retomada da imigração interrompida entre os anos de 1830 e 1845. Administrativamente, Picada Café esteve vinculada à São Leopoldo – e, enquanto São Leopoldo pertencia a Porto Alegre, a este município – depois a São Sebastião do Caí.


Duas versões explicam o nome Picada Café. A primeira conta que os tropeiros passavam pela estrada próxima ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, onde acampavam para tomar o café e/ou pernoitar para seguir viagem no dia seguinte. A segunda versão conta que os imigrantes receberam algumas mudas de café para serem plantadas em uma área localizada em nosso município denominada Kaffeeck (Canto do Café). Essa plantação não prosperou, mas a localidade manteve seu nome.



Picada Café,1959. Fonte: site do IBGE: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/picada-cafe/historico

Até meados do século XIX, as principais vias de contato entre São Leopoldo – a sede da Colônia – e os diversos núcleos, eram as picadas – trilhas por onde transitavam os animais carregando produtos coloniais e trazendo os que eram consumidos localmente.

Picada Café,1959. Fonte: site do IBGE: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/picada-cafe/historico

As picadas foram as únicas vias possíveis, abertas nas encostas escarpadas e de difícil trânsito, quando não havia rios navegáveis. Posteriormente, essas vias foram ampliadas e deram lugar ao trânsito de carretas – tornaram-se carreteiras. A maioria das estradas atuais foi construída sobre esses caminhos primitivos. A picada de Picada Café começava a 24 quilômetros de São Leopoldo e se estendia por 15 quilômetros.


Texto de: Profª Patricia Rosina Stoffel Hansen .


Referências:

Hansen,S, Patricia Rosina . Picada Café: Em cada bairro, muitas histórias. . Disponível em: http://www.picadacafe.rs.gov.br/secao.php?id=1 . Acesso em: 28/01/2020.

Confederação Nacional de Municípios. 2019. Disponível em: http://www.cnm.org.br .Acesso em: maio 2019.

IBGE. Picada Café, 2020. Disponível em: <https://saopedroapostoloivoti.org//>. Acesso em: 20 de jun. de 2020.

FLORES, Moacyr; FLORES, Hilda Agnes Hübner. Picada Café. Porto Alegre: Nova Dimensão,1996. ROCHE, Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. 2 v. Porto Alegre: Globo, 1969.










101 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page